Estrutura administrativa- Fazenda
- Estrutura Administrativa
Departamentos e setores
- Contabilidade
O departamento de contabilidade é o responsável pelas atividades de registro, controle e geração de demonstrativos orçamentários, fiscais e patrimoniais que servem de base para a tomada de decisões dos gestores e possibilita a transparência das informações para o cidadão e oferece suporte para as atividades da administração pública em geral. O trabalho desenvolvido pelo departamento serve como base para prestação de contas e controle do recurso público aos órgãos de controle externo, como Secretaria do Tesouro Nacional, TCE-MG.
Diretor de Departamento |
Contato |
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Maria Raquel dos Reis Braga |
3561-4028 |
- Financeiro
O departamento financeiro é responsável por coordenar, controlar e acompanhar a execução orçamentária, financeira dos recursos do Tesouro Municipal inclusive os extra-orçamentários; Fornecer informações necessárias da execução orçamentária e financeira para análise e tomada de decisão; realizar as devoluções de créditos orçamentários e recursos financeiros não executados ao órgão setorial, no encerramento do exercício; Gerenciar e controlar as contas bancárias, as aplicações financeiras e as fontes de recursos ; Realizar, no Sistema de Administração Financeira Municipal o registro dos atos e fatos inerentes as retenções e recolhimentos de impostos e taxas; Controle da receita e das disponibilidades financeiras vinculadas e não vinculadas; Acompanhar a performance da arrecadação para o equilíbrio das contas públicas; Observar o principio da unidade de tesouraria ou de caixa na arrecadação municipal; Estabelecer a programação financeira em conformidade com as etapas da despesa e com a previsão/execução orçamentária; Cumprir o cronograma de pagamentos obedecendo à ordem cronológica de exigibilidade bem como controle do vencimentos das obrigações municipais; Definir normas e regulamentos aplicáveis à concessão de adiantamentos, como também aos pagamentos de diárias; Controle dos avais e garantias; Controles de receitas e despesas relacionados com o FUNDEB; Assessorar as demais secretarias e ao prefeito municipal para tomada de decisões.
Diretor de Departamento |
Telefone | |
Elisângela Maria Pereira Lima | 3561-4091 | [email protected] |
- Tributação:
O Departamento de Tributação e Arrecadação é responsável pelo lançamento e arrecadação dos impostos municipais, sendo eles: ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis), além das Taxas, Tarifas e Preços Públicos que são cobrados pelo município conforme Leis e Decretos e a Dívida Ativa de todos os impostos e taxas. Atualmente é composta pela Divisão de Cadastro Imobiliário que executa lançamentos dos loteamentos e respectivos lotes, bem como alterações efetuadas quando há construção de imóveis; lançamento; calculo e cobrança do IPTU, vistoria e revisão de lançamentos quando questionado pelo proprietário; atualização cadastral; avaliação e lançamento do ITBI. E pela Divisão de Arrecadação e Fiscalização que é responsável pelo lançamento por homologação dos valores declarados pela empresa prestadora de serviços bem como dos tomadores; emissão de guias de recolhimento do ISSQN; fiscalização em especial dos grandes tomadores de serviços que situam-se no município de Itabirito; liberação dos alvarás de localização (início atividade) como também as taxas de localização e funcionamento (renovação anual); liberação de autorização para emissão de documento fiscal (nota fiscal) de serviços; apresentação de propostas na legislação tributária.
Diretor de Departamento |
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Gilson Carlos Fontes | 3561-4105 | [email protected] |