Ações centenárias: Prefeitura de Itabirito entrega obras no bairro Cardoso e lança história em quadrinhos

Na segunda edição das Ações Centenárias, eventos festivos rumo aos 100 anos de Itabirito, que serão comemorados em setembro de 2023, a Prefeitura realizou no último domingo, dia 7 de novembro, a inauguração da pavimentação da Rua Ana Maria Teixeira até a entrada do Condomínio Santa Clara, no bairro Cardoso, e o lançamento da história em quadrinhos ‘Heróis das Águas’.

O evento de lançamento aconteceu no Parque Ecológico Municipal.Ações Centenárias (13)

“Foi uma manhã muito proveitosa e de grandes conquistas para Itabirito. A estrada que liga o Cardoso ao Condomínio Santa Clara e à Praça do Cruzeiro é muito importante. Trata-se de um anseio dos moradores, que esperavam, há alguns anos, essas melhorias. Também tive o prazer de participar do lançamento da revista em quadrinhos, que nos ensina que devemos preservar o meio ambiente e, assim, garantir um futuro próspero para todos”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

Rua Ana Maria Teixeira

Com recursos provenientes da CFEM – Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, o trecho de 2,5 km foi contemplado, além do asfalto, com sarjeta, sistema de drenagem e sinalização viária.

“Trata-se de mais uma obra entregue pelo município de Itabirito, proporcionando maior mobilidade, segurança e qualidade de vida para as pessoas que utilizam a via”, detalhou o secretário de Obras e Serviços, Geraldo Torres.Ações Centenárias (8)

Para a comunidade local, o sentimento é de sonho realizado. “São muitos anos pelejando essa estrada, já que aqui não tinha um bom acesso. Só tenho a agradecer a toda a equipe da Prefeitura, pois a partir dessa obra os benefícios serão inúmeros e espero que todos saibam aproveitá-los da melhor forma”, destaca o presidente do Condomínio Santa Clara, Senhor Odésio.

História em quadrinhos ‘Heróis das Águas’

No Parque Ecológico Municipal aconteceu o lançamento da revista em quadrinhos ‘Heróis das Águas’. A HQ conta a história de um herói que ajuda a preservar os mananciais da nossa região.

O herói foi selecionado por meio de um concurso de desenho que contou com a participação de alunos das escolas municipais. A revista foi desenvolvida por meio da parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, de Educação, de Comunicação e do Saae Itabirito.

“Uma satisfação imensa viver esse momento aqui no Parque. Por meio dessa HQ conseguimos conscientizar as crianças sobre a importância da água e sobre a preservação desse bem essencial para todos. Por meio da dedicação de uma equipe qualificada, Itabirito ganha um material rico para o desenvolvimento do Meio Ambiente”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Frederico LeiteAções Centenárias (18)

As vencedoras do concurso, Thayssa Fabiane Soares dos Santos, aluna do Cemi, e Yasmim Cristina Mendes Baeta, da Escola José Ferreira Bastos, respectivamente, autografaram as revistas para o público presente após o lançamento.

Ainda durante a manhã de domingo, o Parque recebeu atividades recreativas para o público infantil por meio de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e de Esportes e Lazer.