Secretaria Municipal de Patrimônio, Cultura e Turismo

A Semcult é responsável por promover a oportunidade de negócios e desenvolvimento social e intelectual por meio de programas e ações que envolvam o bem estar, a promoção humana e a obtenção de resultados por mecanismos de fomento e desenvolvimento das atividades  culturais e turísticas da nossa cidade.

Complexo Turístico da Estação

O complexo abriga a Biblioteca Pública Municipal, o Centro de Referência e Informações Turísticas (Crit), o salão dos Ferroviários, uma loja de artesanato e o Trapiche Assitur, e brevemente receberá um novo equipamento, a Casa do Pastel de Angu. O local tornou-se um importante espaço de eventos culturais, shows e ponto de encontro dos jovens.

Casa de Cultura Maestro Dungas

Localizada no centro da cidade, a Casa de Cultura foi fundada em 01 de setembro de 1991, visando criar um espaço para manifestações artísticas locais e regionais. A casa possui infraestrutura adequada, com sistema de iluminação, equipamentos de som, sala de multimeios com 50 lugares, sala de ensaio, galeria de arte e camarim.

Atelier de Artes Integradas

O Atelier é uma escola que oferece cursos de formação artística gratuitamente aos interessados. Inaugurado em 2006, o espaço oferece cursos de teatro e balé, que contam com mais de 400 estudantes. Os alunos do Atelier participam de eventos culturais do município de Itabirito.

Alto do Cristo

Com uma altitude de 1.179m, o Alto do Cristo possui vista panorâmica, de onde se observa a Serra da Piedade, o Pico do Itacolomi, a Serra do Caraça, além de grande parte da cidade.  O morro foi escolhido por ser um dos mais altos da cidade, visto por diversos pontos do município, dando um charme particular para moradores e visitantes de Itabirito. Conhecido como Morro do Cruzeiro, o local abrigava uma antiga cruz antes do atual Cristo Redentor, de 30m de altura.

Praça dos Inconfidentes

A praça é o maior espaço de eventos de Itabirito, com mais de 39 mil metros quadrados. É no local que acontece a festa mais tradicional do município, a Julifest, que reúne mais de 30 mil pessoas por dia de evento.

Local Telefone Endereço Horário de funcionamento
Secretaria Municipal de Patrimônio, Cultura e Turismo (31) 3563-2924 Casa de Paulo Josafá - Rua do Rosário, n° 57/ 67 – Boa Viagem – Itabirito-MG das 08h às 18h (de segunda a sexta)
Centro de Referência e Informações Turísticas  (31) 3561-7847 Complexo Turístico da Estação - Praça Dr. Guilherme, s/nº - Centro das 08h às 18h (de segunda a sexta)
Biblioteca Pública Municipal Professor Diáulas de Azevedo (31) 3561-1922 Rua Dr. Guilherme, 291 A - Centro.
das 08h às 18h (de segunda a sexta)
Casa de Cultura Maestro Dungas (31) 3561-1014 Rua Carlos Michel, nº 01, Centro das 08h às 18h (de segunda a sexta)
Atelier de Artes Integradas (31) 3561-1384 Rua Getúlio Vargas, 295 - Boa Viagem das 08h às 18h (de segunda a sexta)
Alto do Cristo (31) 3563-2924
Morro do Cruzeiro João Pinto, Estrada Tombadouro, s/n° - Tombadouro
Saindo da Praça Doutor Guilherme, seguir a Rua João Pessoa. Na Praça da Bandeira, virar à direita na Rua Pio XII, à esquerda na Rua Presidente Kennedy e à esquerda na Rua Arthur Bernardes, Virar à direita na Rua José Sans, à esquerda na Rua Antônio Carlos e à direita na Praça Dom Silvério. Seguir pela Rua 7 de Setembro em pequeno trecho e virar à direita na Travessa São José, à esquerda na Rua Paraopeba, seguindo direto até estrada calçada de acesso ao monumento por mais 02 Km.
.
das 6h às 18h