Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semapa) tem como objetivo principal garantir a sustentabilidade da área rural, a preservação do meio ambiente, mais renda para os produtores rurais e uma alimentação de qualidade e acessível aos consumidores do município.

Departamentos e setores:

• Viveiro Municipal

Espaço onde são produzidas mudas de espécies de plantas exóticas, nativas, frutíferas e de hortaliças com o foco na preservação e recuperação de áreas degradadas de matas nativas, no aumento da renda dos agricultores, e geração de empregos no município.

• Mercado Municipal

Local de encontro da população de Itabirito e visitantes, que vem se consolidando como centro de compras de produtos artesanais e de hortifrutigranjeiros cultivados diretamente da horta para a mesa do consumidor.

• Escritório do IMA

O escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) funciona em Itabirito em  parceria com a Prefeitura. O órgão promove campanhas de vacinação de gado, fiscalizações em produções, certificação de origem de produtos, entre  diversos outros serviços.

• Emater

O escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural  também funciona em Itabirito em parceria com a Prefeitura.  A missão do órgão é promover o desenvolvimento sustentável, por meio de assistência técnica e extensão rural, assegurando a melhoria de qualidade de vida da sociedade mineira.

LINKS IMPORTANTES

Agroecologia

SEMAPA - Resolução 02/2022 (27 de julho de 2022) - Designa gestor de parceria

Resolução 01 - 24 de junho de 2022 - SEMAPA

O Projeto Mulheres Artesãs

Serviço de Inspeção Industrial de Produtos de Origem Animal

Local Telefone Endereço Horário de funcionamento
Secretaria (31) 3561-4114 Praça Dr. Guilherme, 169, Centro das 08h às 18h (de segunda a sexta)
Viveiro Municipal (31) 3561-4114 Rua Engenheiro Simão Lacerda, s/n, bairro Gutierrez – antiga instalação do Curtume de Santa Luzia. das 7h às 16h (de segunda a sexta-feira).
Mercado Municipal (31) 3561-4114 Rua Dr. Eurico Rodrigues, 486, Praia das 08h às 17h (segunda, terça e quinta-feiras), das 08h às 21h (quarta-feira), das 08h às 22h (sexta-feira) e das 06h às 14h (sábado).
Escritório do IMA (31) 3561-6624 Praça Dr. Guilherme, 169, Centro das 8h às 17h (de segunda a sexta)
Emater (31) 3561-3164 Praça Dr. Guilherme, 169, Centro das 8h às 17h (de segunda a sexta)