Prefeitura de Itabirito realiza feira cultural na Escola Municipal Laura Queiroz

Prefeitura de Itabirito realiza feira cultural na Escola Municipal Laura Queiroz

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com as Secretarias de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Obras, Serviços e Infraestrutura, realizou na última quinta-feira, dia 11 de abril, uma feira cultural na Escola Municipal Laura Queiroz para expor os trabalhos realizados por alunos do ensino fundamental em torno do projeto Recanto das Abelhas Sem Ferrão, premiado no 7° Prêmio Gerdau Germinar.  

A escola conquistou o primeiro lugar na categoria Raiz do Prêmio, em 2022, com o projeto de autoria da professora Flávia Mendanha, executado pela professora Magna Leão e toda a equipe docente. No local, foi desenvolvido um espaço ecológico de criação de abelhas sem ferrão para a produção de mel com fins medicinais. 

“Fomentar a educação e aplicar práticas como a desse projeto proporciona às crianças uma oportunidade única de aprendizado. Elas têm a junção do conhecimento aplicado às funções reais de cada manejo, desde a criação das colmeias até o cultivo das plantas medicinais”, destacou o prefeito Orlando Caldeira. 

Feira cultural 

A premiação destinada à escola para o desenvolvimento do projeto foi de R$ 15 mil. Para expor os resultados, os professores prepararam uma feira cultural. Os trabalhos realizados contemplaram a formação de colmeias e trabalhos escritos, horta, plantio de mudas de plantas medicinais e apresentação musical com foco nas abelhas e na importância delas para o meio ambiente.

Feira Cultural Escola Laura Queiroz

“É gratificante trabalhar a criatividade de nossos alunos em função de um projeto tão importante. Iniciativas como essa colaboram para o crescimento educacional e pessoal de cada criança que participa, tornando-as adultos responsáveis com o meio ambiente e seres humanos conscientes da importância do papel que exercem no mundo”, declarou a diretora da escola, Christiane Bossanelli.    

Prêmio Gerdau 

O Prêmio Gerdau Germinar é uma iniciativa que tem como objetivo reconhecer os educadores com projetos inovadores voltados à educação ambiental em instituições de ensino públicas e privadas.