16ª Feira do Livro de Itabirito: bate-papo com autor, lançamento de livro e show abrem programação

16ª Feira do Livro de Itabirito: bate-papo com autor, lançamento de livro e show abrem programação

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, realizou nessa quarta-feira, dia 10 de agosto, a abertura oficial da programação da 16ª Feira do Livro de Itabirito. O evento acontecerá até o próximo domingo, dia 14 de agosto, no Complexo Turístico da Estação.

“A 16ª Feira do Livro tem sua importância na magia do livro. Esse projeto é fundamental para proporcionar às crianças a oportunidade de entrosamento com a prática da leitura, que é tão importante e nos leva a muitos sonhos e imaginações”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

Abertura Feira do Livro 2022 (3)

“Neste ano, elegemos a juventude como tema. O livro e a literatura possuem pontos de sinergia com a juventude, estágio da vida em que descobrimos o mundo em suas várias nuances e em que começamos a nos sentir pertencentes a uma comunidade, tomando consciência das nossas responsabilidades”, acrescentou a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Junia Melillo.

Abertura Feira do Livro 2022 (5)

Programação diversificada

Ao longo do dia, o público pôde participar de atividades como contação de histórias com as autoras Eda Costa e Anna Lirah; lançamento do livro Campos Verdes, Vastos Pastos, com o autor Gabriel Almeida; e bate-papo com o autor Jorge Dikamba.

“A contação de histórias, em si, já é um resgate da nossa tradição. O povo da África tem o costume de sentar e contar histórias um para o outro. É preciso trazer um pouquinho dessa representatividade negra dentro da história, da literatura, da nossa ancestralidade. Isso é a formação desse país, da nossa cultura”, explicou Eda Costa.

Abertura Feira do Livro 2022 (1)

A programação contou com a participação de alunos das escolas municipais. “Esse momento foi muito importante para as crianças terem contato com o mundo da leitura. A contação de histórias foi fantástica, com sensibilidade e criatividade. A importância da Feira do Livro é despertar para o desejo pelo livro e pela leitura”, destaca a diretora das escolas municipais rurais, Maria Salete Vasconcelos.

À noite, após a cerimônia de abertura, o público teve a oportunidade de curtir a apresentação da banda Lumus Reductus.

Abertura Feira do Livro 2022 (2)