Transporte escolar intermunicipal: cadastramento para BH, Ouro Branco e Lafaiete vai até dia 25 de janeiro

Os estudantes de Itabirito que pretendem usufruir do transporte escolar intermunicipal rumo a Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco terão até o dia 25 de janeiro para realizar o cadastramento junto à Prefeitura. O período de cadastramento para Ouro Preto e Mariana será divulgado em breve.

Os alunos que ainda não utilizam o benefício devem comparecer presencialmente. Usuários já cadastrados devem realizar o recadastramento online.

Os novos cadastramentos devem ser feitos no Departamento de Transporte Escolar, no pátio da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 17h30. São necessários os seguintes documentos:

– Declaração de matrícula ou primeiro boleto de 2021, até a apresentação da declaração definitiva. Os casos específicos devem ser tratados no local.

– Comprovante de residência: cópia da conta de água, luz ou telefone fixo. Não serão aceitos outros comprovantes. Em caso de aluguel, apresentar o contrato de locação.

– Cópia dos documentos pessoais (RG e CPF) e uma foto 3×4.

Recadastramento

No caso dos alunos veteranos, o recadastramento deve ser feito por meio do link: https://itabirito.mg.gov.br/programacao/transporte-escolar-intermunicipal-2021.

Além da declaração de matrícula, comprovante de residência, documentos pessoais e foto, no ato do recadastramento será exigido relatório de aprovação nas disciplinas do segundo semestre 2020 e relatório de aprovação no período.

No caso dos alunos com documentação incompleta ou que estiverem na pendência de resposta de programas federais, será necessário procurar o Departamento de Transporte Escolar para obter orientações e preencher um pré-cadastro de reserva.

Pandemia

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, o retorno do transporte Escolar intermunicipal para os estudantes dependerá das demandas e seguirá as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Educação (MEC). Também será levada em conta a situação da pandemia do coronavírus em Itabirito e região.

A antecipação do cadastramento, mesmo sem previsão de volta às aulas presenciais, possibilitará uma logística mais complexa e a atualização do banco de dados, atualmente em processo de informatização.

“Como é possível que o retorno das aulas presenciais aconteça de forma repentina, assim que a situação da Covid-19 na região permitir, já estaremos preparados, sem nenhum prejuízo para os estudantes”, destaca Ana Paula Melo, responsável pelo transporte Escolar Intermunicipal da Prefeitura.