Prefeitura de Itabirito inicia renovação de sua frota de veículos

A Prefeitura deu a largada para a renovação da frota municipal. Cinco novas caminhonetes foram alugadas recentemente para a prestação de serviços à população com mais conforto, segurança e rapidez.

Ainda estão para chegar mais dez carros Gol, cinco pick-ups, duas ambulâncias, dois furgões, dois caminhões de pequeno porte e três caminhonetes 4X4, num total de 29 unidades. De acordo com a Secretaria de Transportes, os veículos estão chegando em etapas, até final de abril. Só as ambulâncias devem demorar um pouco mais, pois necessitam de um prazo maior para transformação dos veículos.

Ainda segundo a secretaria, as aquisições são necessárias já que a maior parte da frota atual da Prefeitura está em final de ciclo, sendo que muitos veículos, inclusive, já foram colocados fora de circulação. As caminhonetes serão distribuídas entre as secretarias que demandarem esse tipo de veículo, como por exemplo obras, agricultura e meio ambiente.

Novas caminhonetes dão início à renovação da frota municipal (PMI)

Alugar é melhor do que comprar

Segundo o secretário de Administração, José Bernardo de Paula, a Prefeitura estudou qual seria a melhor alternativa para renovar a frota de veículos e decidiu por fazer uma licitação por pregão eletrônico para obter um contrato de locação. “Alugar é mais econômico e prático do que a compra, pois não perdemos com depreciação, economizamos com manutenção em geral e o seguro pago pela empresa de locação nos fornece socorro e carro reserva no caso de defeito ou acidente, entre outras vantagens”, justifica José Bernardo. Ele completa que caso tivesse optado pela compra, a Prefeitura teria, daqui uns anos, veículos velhos, ultrapassados, com manutenção cara, sem atender à população de forma satisfatória, como é o caso de grande parte da frota atual.

Caminhotes foram adquiridas por contrato de aluguel (PMI)

O assunto causou polêmica após afirmação de um vereador de que com o valor de R$ 3 milhões supostamente gasto com as locações daria para renovar 70% da frota com a compra de veículos novos. “A própria administração anterior optou pela locação, tanto que a documentação do pregão eletrônico de 2018 está disponível para todos no portal da transparência. Inclusive, quem quiser pode fazer a comparação com nossa documentação atual, que mostra, inclusive, que conseguimos os mesmos veículos com preços bem mais atrativos”, explica o secretário.

O valor da locação informado pelo vereador também está equivocado. “Os R$ 3 milhões são, na verdade, o valor da Ata de Registro da licitação, que é bem mais alto por questões de estratégia para conseguir melhores preços. As locações são feitas de acordo com a demanda, até chegar a esse pico, coisa que certamente não irá acontecer”, esclarece.

Comparativo de valores das locações (mensal e unitário)
Veículo Contrato de 2018

Contrato atual
Caminhonetes R$ 5.850,00 R$ 5.271,00