Prefeitura de Itabirito realiza ação social no CRAS Padre Adelmo

Com o objetivo de promover bem-estar à população e apresentar o papel cumprido pelo Centro de Referência e Assistência social – CRAS, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou no domingo, dia 15 de maio, a 1ª Ação Social do CRAS Padre Adelmo.

No evento, foram ofertados diversos serviços à população, em parceria com as Secretarias de Saúde, de Esportes e Lazer, de Segurança e Trânsito, de Patrimônio Cultural e Turismo e de Desenvolvimento Econômico, além do Saae.

Em termos de saúde, foi realizada a vacinação de crianças e adultos contra gripe, sarampo e Covid-19. A equipe do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO distribuiu kits de higiene bucal e prestou informações sobre cuidados relacionados à higiene bucal.

O público presente participou de duas aulas de ritmos por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. As crianças também se divertiram em brinquedos ofertados pelo Grupo Avante, como pula-pula, tobogã inflável, tombo legal e piscina de bolinhas.

A unidade do Sine Itinerante também marcou presença na ação. Foram ofertadas intermediação de mão de obra e ingresso na carteira de trabalho digital.

O CRAS

Cumprindo seu papel social, a equipe do CRAS, por meio do Centro Integrado de Segurança e Educação – Cinsed, apresentou um teatro de fantoches com explicações lúdicas e interativas sobre os trabalhos e serviços prestados pelo equipamento.

Entre as atividades de fixação e reforço da importância do CRAS, a equipe realizou rodadas de roleta da sorte que premiaram a população que acertou perguntas realizadas durante a brincadeira. A ação foi encerrada com apresentação do bloco carnavalesco Mina Bloco.

“O CRAS é um equipamento de extrema importância para as ações sociais. Por meio dele, conseguimos assegurar a proteção social básica e prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social. O CRAS permite que a assistência social desenvolva meios para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e ampliar o acesso da população aos direitos de cidadania”, destacou a secretária de Assistência Social, Rosilene Cardoso.