Vigilância Ambiental: Prefeitura de Itabirito realiza ações de combate à dengue e outras doenças

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última semana uma ação de combate à dengue no Complexo Turístico da Estação. Na ocasião, foram distribuídos panfletos e repassadas à população informações referentes aos meios de prevenção e proteção contra a doença. A ação contempla o trabalho da Vigilância Ambiental.

Em maio, foram realizadas outras três ações de combate à dengue em pontos estratégicos do município, como Parque Ecológico, APAE e os bairros Santa Tereza e Padre Eustáquio.

Registros de casos

A Vigilância Ambiental já registrou 30 casos de dengue no município desde 1º de janeiro.

“Relembrar à população que a dengue continua sendo um risco para todos é um dever da Vigilância Ambiental. Somente com a ajuda da população conseguiremos vencer o mosquito. A diminuição do registro de casos depende da colaboração de cada um, em uma luta que precisa ser contínua, diária”, destacou a coordenadora técnica de Vigilância Ambiental, Thais Guimarães.

Ações pela cidade

Entre outras iniciativas da Vigilância Ambiental, foram realizadas em abril ações de prevenção à febre maculosa na Escola Municipal Laura Queiroz; prevenção a doenças provocadas por arbovírus, como dengue, zika e chikungunya; prevenção a doenças de veiculação hídrica; e divulgação de informações sobre animais sinantrópicos, prevenção e proteção.