Saúde na escola: Prefeitura de Itabirito realiza projeto com crianças da rede pública municipal

Como forma de assegurar a saúde bucal da comunidade escolar, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, realiza na comunidade escolar da rede municipal ações de saúde bucal do Programa Saúde na Escola – PSE.

Após a suspensão do projeto em razão da pandemia, as ações presenciais foram retomadas neste ano. Em abril, mais de 700 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Tia Lolinha e das escolas municipais Guilherme Hallais França e Laura Queiroz foram beneficiadas com as atividades do projeto.

Entre as ações, foram repassadas aos alunos orientações sobre higiene bucal e alimentação saudável. Para atrair a atenção das crianças, a equipe do programa utilizou fantoches e apresentou a peça teatral “Jacaré com dor de dente?”, abordando temas relacionados à saúde bucal.

Além das ações educativas, foram distribuídos kits odontológicos à comunidade escolar. A distribuição também ocorreu em ação realizada no último sábado, dia 30 de abril, durante evento de castração animal em Ribeirão do Eixo.

“A intenção de nossa equipe é levar conhecimento à comunidade escolar sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal, abrangendo desde a alimentação até as doenças bucais que maus hábitos podem desencadear”, destacou a coordenadora técnica em saúde bucal, Marinalva Faria.

Foco na saúde bucal

Em maio, a previsão é de que crianças de outras oito escolas municipais recebam a visita da equipe responsável pelo projeto. As comunidades escolares também receberão kits odontológicos contendo escovas, pasta de dente e fio dental.