Luta Antimanicomial: Prefeitura de Itabirito participa de cortejo artístico em celebração à data

Em uma ação de celebração à prestação digna de serviços de saúde mental, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, participou neste mês de um cortejo artístico em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial realizado no município de Ouro Preto.

Usuários e servidores dos Centros de Atenção Psicossocial – Caps adulto e infantojuvenil participaram da ação. Itabirito, Ouro Preto e Mariana compõem a microrregião de Saúde e realizam rodízio para realização do cortejo.

A iniciativa foi marcada pela mobilização em torno do fechamento de manicômios e da formalização de novas legislações, implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial, além da instauração de novas práticas que fortaleçam o movimento de reforma psiquiátrica brasileiro, com referência em experiências internacionais.

“As reformas ocorridas no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS conferiram novo sentido ao tratamento, deixando para trás um passado de violações de direitos humanos e abusos contra pacientes ocorridos em manicômios. Essas alterações geraram, por exemplo, uma rede de serviços com equipe multiprofissional garantindo dignidade e direitos básicos aos usuários da saúde mental”, destacou a secretária de Saúde, Cleusa Claudino.