Audiência Pública: Prefeitura de Itabirito presta contas dos trabalhos realizados na saúde

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou o balanço de trabalho em Saúde dos últimos quatro meses durante audiência pública realizada na última quarta-feira, dia 20 de outubro. Membros da Secretaria e do Conselho Municipal de Saúde participaram do evento, que teve transmissão ao vivo.

De acordo com dados apresentados, foram investidos quase R$ 43 milhões em Saúde no segundo quadrimestre. Foram apresentados, ainda, dados sobre pessoas que buscaram os serviços de urgência e emergência ofertados pela rede pública de saúde, consultas e atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs e no Centro de Especialidades Médicas – CEM, número de internações, produção ambulatorial, distribuição de medicamentos, entre outros.

“Nosso principal papel é apresentar, de forma transparente, o que foi realizado na área da Saúde. A população, por meio da audiência pública de prestação de contas, tem a oportunidade de compreender de que forma são aplicados os recursos e os mecanismos que a Prefeitura tem utilizado para atender às demandas”, destaca o secretário de Saúde, Marco Antônio Félix.

Números de destaque

Entre os dados apresentados, alguns dos destaques foram o total de atendimentos realizados na assistência farmacêutica e de medicamentos distribuídos de janeiro a agosto. Os atendimentos contabilizaram mais de 111,8 mil pessoas. Já o número de medicamentos distribuídos ultrapassou a faixa de 4,9 milhões.

Outro dado relevante foi a ampliação na realização de exames pela Secretaria de Saúde. Procedimentos que, anteriormente, eram realizados em outros municípios agora são realizados em Itabirito, a exemplo das colonoscopias.

No primeiro quadrimestre foram realizados 20 exames de colonoscopia. No segundo quadrimestre foram realizados 98 procedimentos. Um aumento de quase 400% em relação ao primeiro quadrimestre.