Aniversário do Caps Adulto: Prefeitura de Itabirito comemora data junto aos usuários

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, comemorou na quarta-feira, dia 11 de maio, os 15 anos do Centro de Atenção Psicossocial - Caps Adulto. O Salão dos Ferroviários, no Complexo Turístico da Estação, recebeu usuários com seus familiares em uma tarde que reuniu show de mágica e dinâmicas interativas por meio da dança.

O evento contou com decoração especial e bolo simbólico em comemoração à data. Ao fim, usuários do Caps, familiares e servidores da Saúde cantaram parabéns e confraternizaram o momento com bolo e refrigerante.

Carlos Rodrigo Josafat, de 43 anos, é atendido no Caps e se sentiu feliz ao comemorar a data. “O Caps é tudo para mim. Gratidão é o que eu tenho por todos os profissionais que me atendem com paciência, cuidado e me ajudam a desenvolver minhas capacidades. Comemorarmos essa data é muito importante”, destacou.

Atendimentos que garantem dignidade

Os Centros de Atenção Psicossocial são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

“O Caps é um serviço substitutivo às barbáries praticadas em manicômios antes da reforma psiquiátrica. O atendimento garante o tratamento do paciente em liberdade, a autonomia e direitos humanos. Ao comemorarmos esses 15 anos, estamos lembrando à sociedade que essas pessoas existem, são importantes e merecem tratamento digno”, destacou a psicóloga e coordenadora técnica do Caps Adulto, Silvana Mendanha.

Atendimento a crianças e adolescentes

Além do Caps Adulto, Itabirito também conta com um Caps Infantojuvenil. Os profissionais se dedicam, exclusivamente, ao atendimento de crianças e adolescentes com sofrimento mental.

“É necessária a presença desse serviço para que as demandas específicas de crianças e adolescentes com sofrimento mental sejam atendidas com o diferencial necessário. Entender esse sofrimento é importante no processo de tratamento e inclusão. Isso garante dignidade e o cumprimento dos direitos humanos”, ressaltou a coordenadora do Caps Infantojuvenil, Ana Cecília de Moura Oliveira.