Prefeitura de Itabirito informa a população sobre o aparecimento de escorpiões

A Prefeitura de Itabirito esclarece a todos sobre a ocorrência de escorpiões na região do Cemitério São João Batista.

A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental, desde 2014, tem realizado visitas preventivas em áreas e bairros de maior risco para o controle e prevenção de escorpiões. Além de atender as solicitações da população em caso de aparecimento do animal em residências, a Vigilância realiza controle periódico em locais públicos, como é o caso do Cemitério São João Batista. Em julho deste ano, a equipe passou a realizar a coleta de escorpiões quinzenalmente no local, capturando um total de 35 escorpiões em sete operações.

É importante ressaltar que as publicações em redes sociais referentes à captura de vários escorpiões dizem respeito às coletas realizadas ao longo dos anos no Cemitério.

Esclarecimentos

Os cemitérios são ambientes propícios para a ocorrência de baratas e escorpiões em qualquer município, uma vez que neles existem todos os requisitos necessários para a sua sobrevivência.  Frestas em paredes e solos ou acúmulo de papelões, pilhas de tijolos, telhas e madeiras são o habitat perfeito para escorpiões, que têm a capacidade de permanecerem por meses sem se movimentarem e se alimentarem (o que dificulta o trabalho de combate por tratamento químico, conforme o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde, de 2009). Além disso, não percorrem longas distâncias, pois são animais que necessitam de abrigo.

Os escorpiões têm hábito noturno e procuram lugares escuros e úmidos para se esconderem. São mais ativos durantes os meses mais quentes do ano, principalmente em período chuvoso. Contudo, devido às mudanças climáticas, nota-se que esses animais têm se apresentado ativos durante todo o ano.

Controle e combate

A intervenção para o controle de escorpiões consiste no acompanhamento de ambientes propícios à ocorrência e proliferação desses animais, bem como a conscientização da população. Deste modo, é realizada a busca ativa e captura em todo e qualquer imóvel (área interna e externa) e a coleta de exemplares para catalogação.

As medidas de controle e manejo populacional de escorpiões baseiam-se na retirada/coleta dos escorpiões e modificações das condições do ambiente a fim de torná-lo desfavorável à ocorrência, permanência e proliferação desses animais. Algumas medidas preventivas consistem na redução dos ambientes que servem como abrigos aos escorpiões e a destinação adequada do lixo, a fim de evitar a proliferação de baratas, que são seu principal alimento.

Ações previstas

Além das ações preventivas de coleta e controle, a Vigilância em Saúde Ambiental já havia programado uma capacitação para os coveiros do Cemitério sobre segurança na captura e prevenção de acidentes para o dia 24 de outubro. A Equipe da Limpeza Urbana Municipal também realiza periodicamente mutirões com o intuito de recolher materiais e entulhos que possam servir de abrigo.

Denuncie

Vale lembrar que o cidadão pode e deve denunciar a proliferação deste e de qualquer outro animal peçonhento e/ou que possa transmitir doenças, por meio do telefone da Vigilância em Saúde Ambiental: (31) 3561-4033.

Vigilância em Saúde Ambiental

Prefeitura Municipal de Itabirito