Prefeitura de Itabirito alerta sobre ações para combate a mosquitos e pernilongos

Com a chegada das chuvas e o aumento do calor, os mosquitos e pernilongos começam a reproduzir intensamente. Além disso, as queimadas, frequentes nesta época do ano, fazem com que os insetos migrem para os ambientes domésticos em busca de locais com água parada para reprodução, intensificando sua proliferação nas cidades.

Apesar de usarem a água parada para a deposição dos ovos, o pernilongo e o Aedes aegypti, transmissor da dengue, são insetos diferentes. Portanto, não é possível a utilização de fumacês para o combate ao pernilongo. O inseticida empregado nesta ação só é liberado pela Secretaria de Estado de Minas Gerais em casos positivos de dengue.

O combate aos mosquitos e pernilongos é realizado com ações simples, que podem ser adotadas por toda a população:

• Elimine recipientes que possam acumular água parada.
  • Coloque telas em janelas e outras aberturas na casa.
  • Use mosquiteiros nas camas.
  • Esvazie e escove as bordas internas de recipientes que acumulam água.
  • Mantenha totalmente fechadas cisternas, caixas-d’água e reservatórios provisórios, tais como tambores e barris.
  • Fure pneus, guarde-os em locais protegidos das chuvas ou encaminhe-os ao Ecoponto no Aterro Sanitário.
  • Guarde latas e garrafas viradas com a boca para baixo para não reter água.
  • Limpe periodicamente calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.
  • Jogue quinzenalmente água sanitária nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.
  • Drene terrenos onde ocorra formação de poças.
  • Não acumule latas, pneus e garrafas.
  • Encha com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.
  • Mantenha fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento.
  • Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.
  • Mantenha permanentemente secos porões e garagens.
  • Não cultive plantas aquáticas.

Em caso de dúvidas, converse com o Agente de Endemias da sua região ou ligue para a Vigilância em Saúde Ambiental: (31) 3561-4033.