Itabirito realiza IV Feira de Saúde Mental

Itabirito realiza IV Feira de Saúde Mental

Entre os dias 17 e 21 de outubro, o Salão dos Ferroviários, na Praça da Estação, é palco da IV Feira de Saúde Mental de Itabirito. O evento, organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) adulto e infantil, é realizado pelo quarto ano consecutivo e representa mais uma ação concreta de integração entre usuários do sistema e comunidade.

Durante a abertura do evento, realizada na tarde do dia 17, o coordenador técnico da saúde mental, Luizmar Rocha, ressaltou que o tratamento da saúde mental evoluiu muito nos últimos anos, tornando-se mais humanizado e de qualidade. “Hoje, a recuperação do quadro de saúde mental do paciente é realizada por meio de oficinas e tratamento em espaços abertos, como o Caps, e não em hospitais psiquiátricos, como era antigamente”, explicou.

“É muito importante que a saúde mental seja vista de uma forma diferente, em que o tratamento é feito de forma conjunta entre poder público e familiares. Quero aproveitar para agradecer o empenho e dedicação de toda equipe, essencial para colocarmos em prática de forma efetiva todo o direito da população, como acontece em Itabirito”, completou a secretária de Saúde, Salete Gomes.

Tratamento que tem resultado

O tratamento realizado no Caps tem grandes resultados. Prova disso é Ivanir Martins. Usuário do sistema há cinco anos, ele luta contra o alcoolismo. “Cheguei aqui no fundo do poço. Hoje, já estou bem melhor, já tenho interesse em fazer outras atividades. Também penso mais antes de fazer qualquer coisa que não seja boa para mim”, explica.

O sentimento é compartilhado pelo colega Mário Jorge, usuário do sistema há quatro anos, que também luta contra o vício em álcool e drogas. “Hoje sou uma pessoa muito diferente de quando comecei o tratamento. Antes não conseguia fazer nada e agora já aprendi muitas coisas diferentes, como o fuxico. Até o relacionamento com minha família mudou”, comemora.

Venda de artesanatos

Durante a feira, os produtos produzidos pelos usuários durante as oficinas terapêuticas estão à venda. A renda será revertida para a compra de materiais para novas oficinas. Após a feira, o material não vendido será exposto nas Unidades Básicas de Saúde e no Caps Adulto.