Saae de Itabirito e Prefeitura inauguram ETE no bairro Marzagão

O Saae de Itabirito e a Prefeitura inauguraram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Marzagão – um marco na história do saneamento de Itabirito.  A inauguração aconteceu na manhã do último domingo (19) e contou com a participação do prefeito Alex Salvador, secretários, servidores do Saae e de moradores do bairro.

O prefeito Alex Salvador disse que a obra é um presente para a população de Itabirito devido a importância ecológica e social do empreendimento e também representa a garantia de outras melhorias para o município. Segundo ele, esta é uma das maiores obras da história de Itabirito. “Essa estação nos coloca numa posição de responsabilidade ambiental privilegiada não só em toda a região, mas em âmbito nacional”, afirmou.

Já o diretor-presidente do Saae, Wagner Melilo, comemorou que após muita luta, a obra foi concretizada graças aos esforços da atual administração municipal e firmou um compromisso “nossa meta é chegarmos ao final deste ano com o índice de tratamento de 80% do esgoto coletado e já estamos realizando obras para isso. No Brasil, apenas 19% do esgoto coletado é tratado, já em Itabirito temos atualmente 65%”, afirmou. Ele falou ainda que além do impacto ambiental, a obra contribui economicamente para o município, pois os empresários buscam instalar suas empresas em regiões que tratam o meio ambiente de forma sustentável.

Ainda segundo Melillo, este ano vão ter início dois projetos de expansão e melhorias da ETE: projeto de gestão autossustentável para aproveitamento do gás gerado e de reúso da água para irrigação de praças e jardins.

A responsável pela ETE, Heloísa França, falou sobre a grande  conquista, que foi colocar a estação  em funcionamento. “Tínhamos um prazo e sabíamos do tamanho do desafio, mas graças ao trabalho e dedicação de toda a equipe, conseguimos cumprir, tratando um volume maior que o estipulado e com uma eficiência acima da planejada. ’’

Tratamento de esgoto

As obras da ETE iniciaram em setembro de 2008 em uma área de 60 mil m². Desses, 25 mil são de área construída e 35mil em área de preservação ambiental.

A ETE tem capacidade para receber todos os esgotos da cidade de Itabirito. Contudo, a princípio, a estação não receberá a totalidade. Isso porque existe a necessidade da execução de redes complementares e a retirada da água de chuva das redes de esgoto e vice-versa, além da construção de redes coletoras secundárias interligadas nos interceptores e ampliação da ETE de 80 l/s para 200l/s, que estão contemplados para a 2ª etapa dessas obras.

A Prefeitura Municipal e o Saae estão empenhados na busca de novos recursos financeiros para que possa ser realizada a etapa 2 dos serviços, aumentando o volume de esgoto tratado. Tudo isso para que a população seja beneficiada com os esgotos 100% tratados no município