Rio mais limpo: Inaugurada Unidade de Tratamento de Resíduos em Itabirito

No dia mundial da água, 22 de março, o Serviço Autônomo de Saneamento Básico – Saae Itabirito, junto à Prefeitura de Itabirito, inaugurou a Unidade de Tratamento de Resíduos da Estação de Tratamento de Água, no bairro Santa Rita.

Solenidade reuniu alunos e professoras da Escola Estadual Henrique Michel (Créditos: SECOM/PMI)

Mais do que um requisito legal, o tratamento de resíduos é uma prática de responsabilidade ambiental, que órgão faz questão de realizar, bem como a execução do projeto “Córrego Limpo, Vida Saudável”, que despolui os córregos São José, Criminoso e Carioca, atendendo 11 mil pessoas em 18 bairros da cidade, além de deixar de jogar 72 milhões de litros de esgotos nesses córregos.

O prefeito de Itabirito, Alex Salvador, ressaltou a importância da autarquia na cidade. “Eu não canso de falar que o Saae é referência em todos os lugares, inclusive, nacionalmente. Sabemos que a Saúde está amplamente relacionada à qualidade da água. E aqui, temos isso: água boa e tratada, em todos os locais da cidade!”.

O diretor-presidente do Saae, Wagner Melillo, parabenizou o prefeito pelo apoio incondicional. “O compromisso da gestão permite à autarquia realizar trabalhos com entusiasmo e qualidade. Saae e Prefeitura não medem esforços para garantir acesso universal à água. Acreditem: nossos servidores tiram água de pedra, literalmente, para ofertar um serviço de referência em Itabirito”.

A (Créditos: SECOM/PMI)

Tratamento é prática de responsabilidade ambiental (Créditos: SECOM/PMI)

UTR

Com a inauguração da Unidade de Tratamento de Resíduos, o Saae dá um passo importante para despoluir o córrego Carioca. A concepção do sistema garante uma operação simplificada, que não envolve equipamentos mecânicos e não consome produtos químicos e nem energia elétrica. Pioneira no Brasil, a UTR é um processo pelo qual o resíduo líquido (água + lodo) são separados. Por uma etapa de filtração, a água é separada do lodo, tornando-se clarificada. O lodo fica retido nos tanques da UTR e após secagem e retirada, é destinado corretamente à Estação de Tratamento de Esgoto. Atualmente, Saae e Prefeitura trabalham em conjunto para ter 90% do esgoto municipal tratado.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Marcos Generoso Cotta, a iniciativa é de extrema importância. “Itabirito está de parabéns, pois é a única cidade do Alto Rio das Velhas que tem tratamento de esgoto e o menor consumo de água por pessoa da nossa região. Ações como essas só reafirmam o compromisso que temos com a população e também como o nosso planeta”.