Sustentabilidade: Prefeitura de Itabirito inicia projeto para instalação de energia fotovoltaica em prédios públicos

Investindo em estratégias sustentáveis para produzir energia renovável e economizar recursos públicos com o pagamento de contas de energia elétrica, a Prefeitura de Itabirito deu início a um projeto visando à instalação de placas fotovoltaicas nos prédios administrativos do município.

Durante encontro realizado no dia 16 de janeiro, representantes da Administração Municipal debateram os detalhes relacionados ao início das obras de instalação de painéis fotovoltaicos, iniciativa que resultará na redução dos impactos ambientais, além de proporcionar economia no consumo de energia elétrica.

“Estamos implantando uma cultura de redução dos gastos públicos com energia elétrica por meio da produção de energia a partir de fontes renováveis. É um investimento em longo prazo, que repensa o papel ecológico da Prefeitura e dá exemplo para que os cidadãos e empresas desenvolvam iniciativas similares. Cria-se um ambiente de economia verde e de baixo carbono”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Frederico Leite.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A iniciativa municipal tem como objetivo cumprir compromissos estabelecidos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, trabalhando nos eixos norteadores dos ODS 7, com a meta de desenvolver energia limpa e acessível, e 11, com a finalidade de desenvolver cidades e comunidades sustentáveis.