Responsabilidade ambiental: Prefeitura inicia instalação de energia fotovoltaica na sede administrativa e em mais 22 unidades

A Prefeitura de Itabirito está instalando unidades fotovoltaicas em sua sede e em outros 22 prédios administrativos visando reduzir o consumo de energia elétrica e contribuir para a preservação do meio ambiente. Recentemente foi finalizada a instalação dos equipamentos na UBS Central.

A medida tem como objetivo reduzir impactos ambientais e gerar uma economia de até 95% no consumo de energia elétrica da Administração Pública. O investimento para instalação da tecnologia é estimado em R$ 12 milhões. A previsão é de que o processo seja finalizado em julho deste ano.

A instalação das 23 usinas fotovoltaicas é um grande passo de Itabirito em prol da conservação ambiental, com a utilização de energia limpa, gratuita e renovável. A iniciativa possibilitará a redução das contas de energia elétrica em cerca de 40 espaços, uma vez que as usinas são capazes de gerar energia excedente, que será distribuída para outras unidades.

“Além de demonstrar responsabilidade ambiental e de proporcionar economia no consumo de energia elétrica, a instalação das placas solares nos prédios públicos também tem potencial para servir como exemplo, incentivando a comunidade e os cidadãos itabiritenses em relação à adoção de tecnologias limpas e sustentáveis em suas residências e empresas”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.

Energia fotovoltaica (4)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A iniciativa municipal tem como objetivo cumprir compromissos estabelecidos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, trabalhando nos eixos norteadores dos ODS 7, com a meta de desenvolver energia limpa e acessível, e 11, com a finalidade de desenvolver cidades e comunidades sustentáveis.

O projeto prevê a instalação de energia fotovoltaica em 23 unidades administrativas da Prefeitura de Itabirito. Confira abaixo:

Sede administrativa da Prefeitura

Ginásio Poliesportivo Francisco Carlos Bernardes de Oliveira

Ginásio Poliesportivo Pedro Cardoso

Centro Administrativo (antiga Fábrica Velha)

Escola municipal Natália Donada Melillo

Escola municipal Guilherme Hallais França

Escola municipal Ana Amélia Queiroz

Escola municipal José Ferreira Bastos

Escola municipal Manoel Salvador de Oliveira

Sede da Brigada Municipal

Cemitério Parque da Esperança