Itabirito 2050: Prefeitura lança projeto de planejamento de gestão visando às novas gerações

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Planejamento, lançou na última semana o projeto ‘Itabirito 2050 - Visão para o Futuro’. O evento, realizado na Casa de Cultura Maestro Dungas, contou com a presença de autoridades, representantes da sociedade empresarial, civil e de servidores municipais.

A iniciativa contemplará múltiplas políticas públicas por meio de ações de planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo abrangendo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS estabelecidos em tratados da Organização das Nações Unidas – ONU com a finalidade de garantir maior qualidade de vida à população.  O objetivo do projeto é a criação de um modelo de futuro, de maneira que possa alcançar resultados importantes ao longo dos anos.

“Planejar para o futuro é gerir os recursos públicos com responsabilidade visando à diversificação econômica, segurança, educação, saúde, o progresso de forma geral com foco em benefícios para a atual e as próximas gerações. O planejamento estratégico das ações realizadas pela Prefeitura é o segredo de nossa gestão”, pontuou o prefeito Orlando Caldeira.

Itabirito 2050 I Visão para futuro 2

Novos tempos no setor público

O vice-prefeito de Itabirito, Élio da Mata, ressaltou em sua fala os ganhos que o município poderá colher com visão de futuro. “Com as inúmeras leis que regem a administração pública, o planejamento se tornou uma ferramenta imprescindível na garantia da transparência dos atos públicos. Sem planejamento, a possibilidade de erros é maior”, reforçou.

Itabirito 2050 I Visão para futuro 1

Melhor qualidade de vida

Os ODS garantem aos cidadãos direitos básicos de sobrevivência. No entanto, planejamento é ferramenta fundamental no alcance da garantia desses direitos. “Planejar é aprender com o passado ao visar o futuro. Estudar os problemas do passado e mitigá-los é necessário quando se fala em planejamento de futuro. O conceito de excelência é um hábito que está sendo almejado em Itabirito”, afirmou o presidente executivo da empresa Áquila Consultoria em Gestão, Raimundo Godoy, durante palestra aos participantes.

Desafios

O lançamento do projeto marca um novo jeito de se pensar o futuro de Itabirito, com propostas robustas, responsáveis e sustentáveis. “Fazer planejamento não é fácil. No entanto, planejar é a melhor forma de resolver problemas. O Itabirito 2050 é robusto e desafiador. Para executá-lo, precisaremos do engajamento de toda a sociedade itabiritense”, finalizou a secretária de Planejamento, Débora Aguiar.

Itabirito 2050 I Visão para futuro 3