Eficiência fiscal e transparência: Itabirito conquista 3º lugar em prêmio de Cidades Excelentes

A Prefeitura de Itabirito conquistou o 3º lugar na etapa estadual do prêmio Band de Cidades Excelentes, na categoria de municípios entre 30 mil e 100 mil habitantes. A premiação é realizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, e visa premiar boas práticas de gestão pública.

“Essa premiação é resultado do trabalho sério, realizado com transparência e de maneira eficiente, por toda a equipe da Prefeitura. A implantação do programa municipal de compliance, em 2019, foi um grande marco em prol do respeito aos recursos públicos em Itabirito”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.

A avaliação foi realizada a partir de indicadores que contemplam cinco pilares: eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. As notas finais consolidaram resultados de 41 indicadores.

“O sucesso dos índices de eficiência fiscal em Itabirito são, em especialmente, resultado do plano de metas e das ações realizadas para alavancagem da receita própria do município, sem a necessidade de aumento de impostos”, acrescenta a secretária de Fazenda, Rane Curto.