Proteção ambiental: Prefeitura de Itabirito recebe doação de coletores de lâmpadas, pilhas e baterias

Reforçando o compromisso com os cuidados e a proteção ao meio ambiente, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, recebeu nesta quinta-feira, dia 5 de maio, a doação de quatro coletores de lâmpadas, pilhas e baterias. A ação foi realizada pela empresa Agile Minerals.

O primeiro ecoponto será disponibilizado no Parque Ecológico para comerciantes e população, onde serão instalados os coletores. Será possível realizar o descarte de pilhas, baterias e lâmpadas inutilizadas de terça-feira a domingo, das 6h às 20h.

Incentivo à logística reversa no Parque

A logística reversa consiste na devolução ao fabricante de produtos prejudiciais ao meio ambiente para que tenham a destinação correta. Pilhas e baterias são produtos que devem retornar ao fabricante após o fim de sua vida útil, conforme descreve o art. 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS e o Decreto Federal n° 9177/2017.

“Esse material tem muito impacto no meio ambiente quando não descartado corretamente. Poder contribuir é importante. São coletores modernos e apropriados para essa destinação”, ressaltou o gerente administrativo e financeiro do grupo Agile Minerals, Amadeu Pinto.

Instalação de novos ecopontos

A Prefeitura pretende ampliar a logística reversa em Itabirito. A previsão é de que até o fim de 2022, outros cinco ecopontos sejam instalados no município, abrangendo as áreas urbanas e rurais.

“É começo de uma nova cultura na cidade. O Parque Ecológico será referência para a população e para o comerciante que vende esses produtos. A Prefeitura fará a ponte entre o gerador desses resíduos e as empresas que os reutilizam. Essa iniciativa garantirá que esses resíduos não impactem de forma negativa o meio ambiente”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Frederico Leite.