Prefeitura de Itabirito realiza instalação de estação meteorológica no Parque Ecológico

Como forma de monitorar os dados climatológicos do município, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou na última sexta-feira, dia 6 de maio, a instalação de uma estação meteorológica no Parque Ecológico.

O novo equipamento é capaz de fornecer, diariamente, informações sobre a pluviosidade, direção e velocidade dos ventos, temperatura, além da pressão atmosférica. O sistema é autônomo e sustentável, uma vez que utiliza uma placa fotovoltaica para manter a energia e enviar os dados climatológicos à Secretaria.

“É um grande ganho para o município. Temos, a partir de agora, a oportunidade de acompanhar a variação dos parâmetros meteorológicos e, com base nas leituras diárias, subsidiar a tomada de decisão e o desenvolvimento de projetos relativos ao tema”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Frederico Leite.

“A ideia é, futuramente, ampliar o número de estações climatológicas municipais para estudar a dinâmica climática da Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito, bem como da região do Alto Rio das Velhas”, completa o assessor técnico Ícaro Brito.