Fórum Municipal Lixo e Cidadania: Prefeitura de Itabirito participa de evento de lançamento do projeto

Fórum Municipal Lixo e Cidadania: Prefeitura de Itabirito participa de evento de lançamento do projeto

A Prefeitura de Itabirito participou nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, do lançamento do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais – MPMG e pela Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais. O evento ocorreu no auditório do IFMG Itabirito. 

Representantes dos poderes Executivo e Legislativo, do MPMG, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e das associações de catadores de materiais recicláveis debateram sobre o futuro e a importância da reciclagem, gerando renda e desenvolvimento sustentável para a comunidade. 

Os próximos passos do Fórum Municipal serão a criação de um cronograma de reuniões e de um plano de ações e melhorias.

Lançamento Fórum Municipal Lixo e Cidadania 2

Fórum Lixo e Cidadania 

O Fórum reúne pessoas físicas e jurídicas, representantes da sociedade civil, de administrações públicas, instituições de justiça e instituições de ensino envolvidas, direta ou indiretamente, com a gestão de resíduos sólidos e com a valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis. 

Além disso, tem como pressuposto a necessidade de mudança nos atuais padrões de consumo, base para a construção de sociedades sustentáveis. Por fim, o Fórum defende e incentiva o consumo consciente, responsável e sustentável, a coleta seletiva dos resíduos sólidos, a reutilização, a comercialização e a reciclagem desses resíduos, bem como a correta destinação dos rejeitos.