Prefeitura de Itabirito na luta contra o trabalho infantil

Durante o mês de fevereiro, a Prefeitura de Itabirito realizou uma campanha de combate ao trabalho infantil, visando, em especial, o período do Carnaval. Entre as ações, nos dias 23 e 25 de fevereiro, domingo e terça-feira de Carnaval, foram afixados cartazes em pontos estratégicos e distribuídos panfletos para a população, com esclarecimentos de dúvidas prestados por profissionais da Assistência Social.

Segundo a secretária de Assistência Social, Juliana Costa, “a campanha foi fundamental para alertar os jovens e suas famílias, especialmente num evento como o Carnaval, quando a atmosfera de maior permissividade pode ser perigosa se todos não estiverem bem atentos e bem informados”, diz.

Prefeitura distribui panfletos sobre trabalho infantil com esclarecimentos de dúvidas (PMI)

Teatro de Fantoches

A Campanha promoveu, ainda, em parceria com o Centro Integrado de Segurança e Educação (Cinsed), um Teatro de Fantoches, com o tema Trabalho Infantil, para as famílias atendidas pelos dois Centros de Referência e Assistência Social (Cras) do município. Os dois Centros ofereceram, também, oficinas para confecção de máscaras de Carnaval e outras brincadeiras, quando o tema trabalho infantil foi novamente abordado.

Guardas municipais atraem atenção das crianças com teatro de fantoches (PMI)

Diagnóstico Socioterritorial

Em breve, o Diagnóstico Socioterritorial do Município de Itabirito, referente à política de atendimento à criança e ao adolescente, com foco na identificação do trabalho infantil, estará disponível para consulta pública, por meio do site da Prefeitura. Cópias serão distribuídas às entidades que cuidam desse público, além da Biblioteca Pública Municipal Professor Diáulas de Azevedo. O documento é de suma importância para o aperfeiçoamento da política municipal de atendimento desse público e na promoção, proteção e defesa dos seus direitos.