Conselho da Juventude: Prefeitura abre processo para escolha dos representantes da sociedade civil

A fim de promover um espaço de interação entre juventude e poder público, a Prefeitura de Itabirito convoca a sociedade civil para participar da eleição de representantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas da Juventude – COMJUVE.

As inscrições serão realizadas a partir desta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, até 10 de março, na Coordenadoria Municipal da Juventude.

O departamento funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 18h, na Avenida Queiroz Júnior, 620, 2º andar, Centro.

Podem participar do processo entidades, organizações e movimentos com pelo menos um ano de atuação voltada para os interesses da juventude de Itabirito.

Composição e importância do Conselho

O Conselho é constituído por 20 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo 10 representantes do poder público e outros 10 representantes da sociedade civil.

As vagas destinadas à sociedade civil serão compostas por meio de dez segmentos: sociais da juventude; culturais; esportivos; estudantes universitários; estudantes secundaristas; estudantes técnicos; direitos trabalhistas e promoção do trabalho; religiosos; identitários; e beneficente ou de acolhimento de jovens e adolescentes. As instituições que desejarem participar podem indicar candidatos titulares e suplentes para todos os segmentos.

“No caso do Conselho da Juventude, a participação da sociedade civil será a voz da cidade para a construção das políticas públicas para essa importante parcela da população, garantindo participação e protagonismo para os jovens de Itabirito na garantia e exercício dos direitos e na ampliação da Cidadania”, declara o coordenador de políticas públicas para a juventude, Lucílio Luís Silva.

A eleição dos representantes acontecerá no dia 7 de abril. O mandato dos conselheiros será de dois anos contados a partir da posse, que acontecerá até dia 30 de abril de 2021.

Acesse aqui o edital.

(Imagem ilustrativa – Freepik)