2º Conferência da Juventude: Diálogo para construção de políticas públicas da juventude

Aconteceu nos dias 10 e 11 de agosto no auditório do IFMG de Itabirito a 2ª Conferencia Municipal da Juventude de Itabirito. Nesta edição a conferencia trouxe como tema: “Juventude, participação popular e cidadania. Construindo uma geração participativa e responsável”. Durante os dois dias de conferência vários assuntos foram discutidos como palestra sobrea juventude na contemporaneidade, além de grupos temático que discutiram temas referentes a juventude como saúde, emprego, educação, segurança, cultura, sexualidade e respeito as diferenças entre outros.

Para os delegados e observadores que participaram da conferência esse instrumento de participação popular visa construir políticas públicas voltadas para a juventude e pode agregar muito para uma sociedade mais igualitária. Para Leandro Vidigal Maciel, 18, um dos delegados da conferência, representando a escola Cemi, essa oportunidade é fundamental. “Está engajado nas políticas públicas e nas propostas dos políticos para a Juventude para que as melhorias sejam concretas e ter voz ativa na cobrança das demandas dos jovens é primordial”, salientou.

Delegados e observadores lotaram o auditório do IFMG Itabirito (Créditos: SECOM/PMI)

Ouvir o jovem e saber as suas demandas é um passo importante para que o seu desenvolvimento aconteça plenamente. “Todos os segmentos da política jovem seja nos grêmios estudantis, Diretórios acadêmicos e nos conselhos municipais e em qualquer segmento político, o jovem deve participar e tomar posse do direito dele de intervir, de clamar por mudança, de exigir mesmo do governo mais audiências para gerar mais mudanças”, relatou Lucas Henrique Silva Correa, 18, presidente do Conselho Municipal da Juventude de Sete Lagoas.

Para a construção da 2ª Conferência Municipal da Juventude, as 22 pré-conferências foram fundamentais para a escolha dos delegados que foram representantes das escolas e entidades do município e tiveram direito a voz e voto na conferência. O sub secretario da juventude do Governo de Minas Gerais, Gustavo Aguiar, enalteceu esse amplo debate com os jovens itabiritenses. “Um rico processo de pré-conferências aconteceu em várias escolas envolvendo os alunos e agora no encerramento da Conferência Municipal.  Espero que seja um processo rico de amplo debate e discussão com os jovens de Itabirito”.

Durante a 2ª Conferência Municipal da Juventude foram aprovadas 26 propostas e 14 moções que serão ratificadas a redação final pela comissão organizadora, sem alterar o teor do texto aprovado pela plenária final da conferencia.