Novo Fórum de Itabirito: Prefeitura se reúne com presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais para discutir obras

Representantes da Prefeitura de Itabirito se reuniram nessa quinta-feira, dia 29 de junho, com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Dr. José Arthur de Carvalho Pereira Filho. A reunião discutiu as obras do novo Fórum da Comarca, nas proximidades da UPA, às margens da BR-356.

“A Prefeitura de Itabirito concluiu recentemente importantes obras estruturais no terreno, doado pelo município ao Poder Judiciário. Com isso, tão logo o Tribunal de Justiça faça a licitação para contratação da empresa responsável, a construção das novas instalações poderá ser iniciada”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.

A transferência do Fórum para o bairro Santa Efigênia é uma demanda antiga do segmento jurídico de Itabirito. A medida vai evitar transtornos para a atividade forense, como a enchente que inundou as atuais instalações, localizadas na região central do município, no início de 2022.

Conquista para o município

“A previsão é de que as obras do novo Fórum sejam licitadas em outubro de 2024. Trata-se de uma conquista de grande importância para o município, que conta com duas varas e terá um espaço mais amplo em benefício da população”, destaca a procuradora consultiva do município, Celina Rodrigues.

Reunião - Novo Fórum (1)

A reunião também contou com a participação de representantes da advocacia e da diretora do Foro de Itabirito, juíza Vânia da Conceição Pinto Borges, que destacou a relevância das novas instalações, em uma área de aproximadamente 1,4 mil metros quadrados, localizada distante das áreas de risco de enchentes no município, o que garante a efetividade da prestação jurisdicional em Itabirito.