Iniciativa da Prefeitura de Itabirito garante acesso fácil de consumidores a preços de combustíveis e gás de cozinha por meio de aplicativo

Iniciativa da Prefeitura de Itabirito garante acesso fácil de consumidores a preços de combustíveis e gás de cozinha por meio de aplicativo

Com a proposta de garantir amplo acesso à informação por parte dos consumidores itabiritenses, a Prefeitura de Itabirito, por meio do Procon Municipal, passou a disponibilizar neste mês, no aplicativo Conecta Itabirito, os preços de combustíveis e gás de cozinha praticados pelos estabelecimentos locais. 

A medida é resultado do Decreto municipal nº 15.004/23, que estabelece as regras de divulgação dos preços de gasolina comum, gasolina aditivada, etanol, diesel comum, diesel S10 e botijão de gás 13kg, nas formas de pagamento a vista, a prazo em cartões de crédito. 

“Essa é mais uma grande iniciativa realizada pelo Procon de Itabirito em prol dos consumidores. A questão dos preços de combustíveis e do gás de cozinha impacta diretamente na vida do cidadão. A partir desse mecanismo de pesquisa no aplicativo, será possível o acesso rápido aos preços praticados no mercado local”, destaca o procurador jurídico contencioso, Alexandre Sampaio, responsável pelo Procon Municipal. 

Atualização e menor preço 

Segundo as regras definidas, os proprietários dos estabelecimentos de combustíveis e de gás de cozinha serão responsáveis pela atualização dos preços vigentes no aplicativo. A partir de outubro, todos os estabelecimentos serão obrigados a divulgar os dados.  

Ao adquirir os produtos, caso haja divergência entre o preço informado no aplicativo Conecta Itabirito e o preço praticado no estabelecimento, o consumidor tem garantido o direito de pagar o valor menor.