MG-030: Prefeitura assina convênio com DER e oficializa municipalização de trecho da rodovia localizado em Itabirito

A Prefeitura de Itabirito assinou nesta terça-feira, dia 10 de maio, junto ao Departamento de Estradas e Rodagens – DER-MG, convênio que oficializa a municipalização do trecho da rodovia localizado no município.

A oficialização permite que a Prefeitura de Itabirito inicie as obras de pavimentação dos mais de quatro quilômetros da MG-030 até a ponte da Japonesa, limite com o município de Ouro Preto.

“A assinatura desse convênio é uma alegria para Itabirito. É a garantia de desenvolvimento por meio da parceria entre o Governo do Estado de Minas Gerais e o município. O trecho liga a cidade ao Alto Paraopeba e garante o desenvolvimento econômico de Itabirito junto aos municípios da região, distribuindo empregos e fortalecendo nossa economia”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

Histórico da conquista

As tratativas visando à municipalização do trecho da MG-030 foram iniciadas em fevereiro de 2021, quando a Prefeitura se reuniu com o Governo do Estado para reivindicar a pavimentação da rodovia até o município de Ouro Branco.

De lá para cá, foram realizadas mais quatro reuniões com a participação de representantes do DER-MG e das Prefeituras de Ouro Preto e de Ouro Branco. Na última terça-feira, dia 3 de maio, Itabirito recebeu representantes do DER-MG para visita técnica ao trecho da MG-030 localizado no município antes da assinatura do convênio para municipalização.

“Essa iniciativa é fundamental. Trata-se de um projeto estratégico que vai melhorar o tráfego de veículos e garantir o desenvolvimento econômico diversificado da região”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.