Prefeitura de Itabirito realiza 1ª edição do Café com contadores

Com o objetivo de garantir mais agilidade e eficácia à gestão de recursos públicos, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Fazenda, realizou na terça-feira, dia 21 de junho, a primeira edição do Café com contadores.

O evento, realizado no Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG, em parceria com a Sigma Tecnologia, reuniu servidores da Secretaria de Fazenda e representantes do segmento de contabilidade do município.

“É um dia especial e importante para todos nós. Itabirito é uma referência em contabilidade com a escola que aqui existia. Agora temos essa possibilidade de conversar sobre o VAF e de entender a melhor maneira de aplicar os recursos provenientes”, afirmou o prefeito Orlando Caldeira.

Além de palestra destacando a importância do Valor Adicionado Fiscal - VAF, a programação contemplou temas como a implementação e utilização do Sigma VAF pelos contadores locais.

“Tivemos um encontro bastante produtivo com os contadores. Aproveitamos para trocar ensinamentos e experiências em relação à apuração do VAF. É um processo complexo que necessita de cálculos corretos para evitar prejuízos ao município na questão do ICMS”, destacou o diretor-técnico da Sigma, Reginaldo Alves.

Valor Adicionado Fiscal

O VAF é um indicador contábil utilizado no cálculo do índice de participação dos municípios para repasse de recursos referentes ao ICMS e ao IPI, impostos de competência estadual e federal, respectivamente.

editadas (1)