Educação Fiscal nas Escolas: Prefeitura de Itabirito inicia projeto na rede municipal de ensino

Com o objetivo de promover a consciência cidadã entre estudantes, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Fazenda, deu início na última sexta-feira, dia 4 de agosto, ao projeto Educação Fiscal nas Escolas.

A primeira fase do projeto foi realizada na Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira e se prolongará por todas as escolas municipais. O propósito é promover a conscientização sobre a importância dos tributos e sobre o uso responsável dos recursos públicos visando preparar as futuras gerações para a participação ativa na construção de uma sociedade mais transparente.

O projeto é implementado de forma interativa e lúdica, por meio de encenações teatrais voltadas para as crianças. São abordados temas como o significado dos impostos para o município, ética na gestão pública, importância da transparência e engajamento do cidadão na gestão das ações governamentais.

"Nossa dedicação está voltada para o investimento na formação dos jovens, não somente como estudantes, mas também como cidadãos conscientes. A Educação Fiscal é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, na qual todos compreendem o impacto positivo das contribuições fiscais no desenvolvimento de nossa cidade", enfatizou a Secretária de Fazenda, Rane Curto.

Aprovação do público

A iniciativa foi muito bem recebida pelos alunos que expressaram a satisfação com a ação. "Foi muito divertido e espontâneo ver o teatro e aprender a importância dos impostos para a comunidade", afirmou a aluna Isabele.