Mais recursos e mais transparência: Prefeitura de Itabirito apresenta remodelação do Programa Bolsa Atleta

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, realizou na última terça-feira, dia 19 de outubro, audiência pública para discutir a remodelação do Programa Bolsa Atleta, destinado a fomentar a prática esportiva e apoiar atletas e paratletas itabiritenses participantes do esporte de rendimento.

Atletas e representantes do Poder Legislativo e de associações esportivas, além de membros da sociedade civil, participaram da audiência e interagiram por meio de dúvidas e sugestões em relação às novas propostas.

Remodelação do Bolsa Atleta

Com o objetivo de garantir maior transparência ao processo de escolha dos atletas beneficiados, foram apresentadas as propostas para remodelação, contemplando a avaliação de desempenho dos atletas em competições.

Entre as propostas está o aumento do volume de recursos destinado ao programa, passando de R$ 74 mil pagos em 2019 para R$ 100 mil a serem investidos em 2022, sendo o valor máximo individual da bolsa aumentado para R$ 3.125,00.

As bolsas contemplarão até 32 atletas, sendo 26 de modalidades individuais e outros seis de modalidades coletivas. A seleção respeitará critérios fixados em edital a ser publicado pela Prefeitura de Itabirito.

Na avaliação dos atletas, a reformulação do programa garantirá mais justiça na distribuição das bolsas.

“A expectativa para 2022 é a de conseguirmos pleitear essa bolsa. É importante essa transparência, bem como a modernização, promovendo a competitividade e o comprometimento dos atletas nas competições. Ganhará quem, de fato, se dedicar à modalidade na qual compete”, destaca Jean Pierre, atleta de triatlo e membro do Conselho Municipal de Esportes e Lazer.

Próximos passos

Após a realização da audiência pública, serão analisadas as manifestações do público que acompanhou o evento presencialmente e por meio da live. A seguir, o edital de seleção será finalizado e remetido para análise da Procuradoria Jurídica.

“A partir do momento em que convocamos uma audiência para falarmos de um programa de tamanha importância, como o Bolsa Atleta, reafirmamos nosso desejo de construir coletivamente as políticas públicas relacionadas ao esporte em Itabirito. Desejamos promover transparência e propor diretrizes para que o programa se consolide e, com isso, garanta coerência e legitimidade”, reforça o secretário de Esportes e Lazer, Raphael Rondow.