Festival de Música das Escolas Municipais de Itabirito: alunos emocionam público em primeira apresentação da banda sinfônica

Festival de Música das Escolas Municipais de Itabirito: alunos emocionam público em primeira apresentação da banda sinfônica

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nessa segunda-feira, dia 11 de dezembro, a 14ª edição do Festival de Música das Escolas Municipais. O evento, realizado na Praça do Centenário, reuniu cerca de 200 alunos de 1° a 9° anos. O Festival contemplou shows musicais dos estudantes preparados ao longo das atividades extracurriculares realizadas no ano letivo de 2023.  

Pela primeira vez, os alunos apresentaram ao público os ensinamentos adquiridos durante as aulas de música por meio da Banda Sinfônica. Com apoio de professores, o espetáculo contou com apresentações de voz e acompanhamento de instrumentos musicais e de percussão.

Festival de Música das Escolas Municipais

“A cada Festival observamos a evolução dos alunos e a dedicação da equipe de Educação. As aulas de música fazem a diferença para o ambiente escolar e ressignifica a forma de ensinar, além de revelar talentos ocultos”, destacou a secretária de Educação, Iracema Mapa. 

Foco e disciplina 

A professora Luciane Márcia Silva, mãe de Israel Moreira, viu na música implementada nas escolas municipais a evolução do desenvolvimento do filho em condição de transtorno do espectro autista (TEA).  

“Meu filho cursa o 6° ano do ensino fundamental. Somos uma família de músicos e desde que ele iniciou nas aulas de música percebemos a melhora do foco, da disciplina da socialização e da sensibilidade dele. É tão perceptível que eu não consigo mais enxergá-lo sem a vivência com a música”, concluiu.

Festival de Música das Escolas Municipais 2