Escolas municipais de Itabirito realizam feiras literárias

Escolas municipais de Itabirito realizam feiras literárias

Promovendo o hábito da leitura e estimulando o pensamento crítico, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, promoveu feiras literárias nas escolas municipais. Os eventos reuniram estudantes, professores, pais, entusiastas da literatura e a comunidade escolar. 

As feiras contaram com a exposição de projetos desenvolvidos pelos alunos em colaboração com os professores durante as atividades em sala de aula, incluindo a produção de textos e apresentações musicais. 

As escolas municipais também realizaram a exposição dos produtos elaborados por meio do projeto de leitura "Voando pelo Mundo". Nesse projeto, livros e gêneros literários voltados para a educação infantil, o ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram adquiridos por meio de investimentos públicos. 

"As feiras de literatura das escolas municipais têm desempenhado um papel fundamental na promoção da leitura, no estímulo à criatividade dos alunos e no fortalecimento do vínculo entre a comunidade escolar e o universo literário. Esses eventos tornaram-se uma tradição anual, agregando valor significativo ao ambiente educacional na região", afirma a secretária de Educação, Iracema Mapa. 

 Estímulo à leitura e à criatividade  

A iniciativa tem como objetivo estimular a leitura, a criatividade, a expressão e a integração com a comunidade itabiritense. Além disso, as Feiras Literárias visam apresentar uma variedade de gêneros literários, desde os clássicos da literatura até obras contemporâneas.   

"Gostamos bastante da Feira Literária. É muito bom para as crianças e para o desenvolvimento delas. Meu filho ficou super criativo. Esse momento de nos reunirmos no ambiente escolar para ver os trabalhos e participar juntos é muito bacana", destaca Vanessa Franco da Silva, moradora do distrito de São Gonçalo do Bação e mãe do aluno Leandro.