Educação de qualidade: Itabirito está entre os 20 melhores municípios de Minas Gerais na avaliação do IDEB

Itabirito está entre os 20 municípios mineiros melhor classificados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB no ranking das escolas municipais referente a 2021. A excelência educação pública, confirmada pelos resultados divulgados no fim de setembro, é resultado da qualificação da comunidade escolar e dos investimentos em tecnologia e material didático realizados pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação.

Nos anos iniciais, Itabirito ficou em 13º lugar na classificação entre 853 municípios mineiros, dividindo a colocação com mais 15 municípios. Nos anos finais, ocupa o 11º lugar, dividindo a colocação com outros oito municípios.

O resultado do IDEB também reflete o esforço da comunidade escolar diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 entre os anos de 2019 e 2021, que ficaram marcados pela adoção do sistema de ensino remoto, o que exigiu a readaptação dos profissionais, alunos e famílias.

“A avaliação por meio do IDEB apresenta uma realidade muito próspera no ensino municipal. Estarmos entre os 20 municípios melhor classificados no ranking estadual das escolas municipais confirma os esforços de toda a comunidade escolar em busca de excelência e qualidade do ensino fundamental em Itabirito, base da educação de todo cidadão”, destaca a secretária de Educação, Iracema Mapa.

Saiba mais sobre o IDEB

Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O IDEB é calculado a partir da taxa de rendimento escolar e das médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep, sendo a Prova Brasil – para escolas e municípios – e o Sistema de Avaliação da Educação Básica – para estados e Brasil.

Os resultados possibilitam o acompanhamento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos, a partir dos quais a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.