Programa de Compras Públicas: Prefeitura de Itabirito e Sebrae apresentam resultados

Programa de Compras Públicas: Prefeitura de Itabirito e Sebrae apresentam resultados

Visando ao fomento potencial das micro e pequenas empresas de Itabirito, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apresentou na segunda-feira, dia 8 de janeiro, os resultados do programa de Compras Públicas, desenvolvido em parceria com o Sebrae entre agosto e dezembro de 2023. 

Empreendedores e servidores municipais envolvidos em processos licitatórios receberam capacitação a fim de impulsionar o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda no município por meio da ampliação do índice de compras públicas realizadas junto a empresas locais. 

“Os recursos oriundos das compras públicas têm grande potencial de geração de renda. Exatamente por isso, investir em capacitação para o aumento das compras locais é fundamental para a economia do município”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Nonato. 

Capacitação em seis módulos 

O programa Compras Públicas foi aplicado em seis módulos, proporcionando o aprendizado a respeito das normativas de participação e desenvolvimento dos trâmites licitatórios, além de levantamento exploratório da adesão das micro e pequenas empresas locais nas compras públicas municipais. 

"A iniciativa apresentou métodos abrangentes de alcançar o empreendedor local e permitir que os recursos advindos da Administração Pública circulem no próprio município, propiciando oportunidades para cerca de 5,5 mil microempreendedores itabiritenses", ressaltou o analista técnico do Sebrae, Luís Paulo Nascimento. 

Elaboração de plano de ação 

O diagnóstico pautado por entrevistas com os empreendedores abrangeu as mais diversas áreas, desde as compras da agricultura familiar até o aprimoramento das compras locais, propiciando a elaboração de um plano de ação para potencializar a participação dos empreendedores locais nas compras públicas. 

“Foi um momento enriquecedor que possibilitou a troca de experiências e uma renovação da visão sobre as compras públicas. O trabalho realizado aponta a disponibilidade do poder público em colaborar para atrair o interesse desses empreendedores”, completou o consultor do Sebrae, Waldir Ferreira.