Mulheres em Ação: Prefeitura de Itabirito promove encontro de valorização do protagonismo feminino

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promoveu no último sábado, dia 18 de março, o evento Mulheres em Ação. O encontro de valorização do protagonismo feminino, realizado no auditório do IFMG, contou com a presença de mulheres de diversos setores da sociedade civil.

Por meio de depoimentos e testemunhos, foram debatidos os direitos das mulheres com apresentação dos serviços do Creas e OAB Mulher, necessidades do público feminino diante do mercado de trabalho, oportunidades de empreendedorismo e experiências de mulheres cooperadas que mudam a rotina econômica dos lares e também movimentam a economia local.

Mulheres em Ação 3

Mulheres artesãs e na agricultura familiar

Nas apresentações, o destaque foi para a associação de mulheres em prol do desenvolvimento da agricultura familiar e do artesanato na região, além de ações de promoção da autonomia feminina realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“Mudar a forma como somos tratadas está em nossas mãos. Temos que mostrar a todos que queremos nosso espaço e ser respeitadas. Isso só será possível quando modificarmos a forma de educar nossos próprios filhos. Assim, eles terão um novo olhar sobre a mulher na sociedade”, afirmou a presidente da Associação Itabiritense de Artistas e Artesãos – Encontro da Artes, Gislaine de Souza.

Roda de conversa

A troca de experiências entre as mulheres presentes no evento durante a roda de conversa suscitou a necessidade de união para fortalecimento da causas femininas.

Mulheres em Ação 1

“Neste mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, esperamos que cada vez mais as mulheres sejam protagonistas de sua própria história. O evento apresentou exemplos bem sucedidos de mulheres protagonistas aqui em Itabirito, demonstrando como se obter renda e colocação no mercado de trabalho. Esses projetos são fundamentais para apresentar novos horizontes e possibilidades às mulheres”, destacou a psicóloga do Sine Itabirito, Ademilde Gomes.