Apoio à reestruturação do comércio local: Prefeitura de Itabirito suspende cobranças das parcelas do Fundi

Garantindo medidas para minimizar os impactos financeiros provocados pelas recentes chuvas aos estabelecimentos comerciais, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, suspendeu por seis meses a cobrança das parcelas de financiamento e empréstimos junto ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico de Itabirito - Fundi.

Oficializada por meio do decreto n° 14.152/2022, a medida contempla todos os contratos em vigência de empréstimo autorizados durante a pandemia e também financiamentos anteriores.

“O nosso objetivo é criar medidas que auxiliem os comerciantes da cidade. A suspensão da cobrança do Fundi é uma medida para minimizar impactos causados pelas fortes chuvas e incentivar a reestruturação do comércio local”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Nonato.

Auxílio e benefícios fiscais aos afetados

O pacote de medidas em prol dos afetados em Itabirito inclui isenção e remissão de IPTU e das taxas referentes ao alvará de 2022, bem como das taxas de água e esgoto referentes aos meses de janeiro e fevereiro.

Também está previsto auxilio de R$ 20 mil a empresários, profissionais liberais e comerciantes diretamente atingidos pela água e lama – exceto empresas que tiverem cobertura por seguro próprio.