Turismo em foco: Prefeitura de Itabirito promove debate sobre Turismo e Meio Ambiente

Como forma de incentivar o turismo local, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, apresentou na última semana o painel Turismo e Meio ambiente do projeto Turismo em Foco.

O evento aconteceu de forma presencial, no dia 14 de outubro, na Casa de Cultura Maestro Dungas.

“Hoje temos a oportunidade de dar continuidade ao Turismo em Foco, debatendo o turismo e o meio ambiente. Temos a oportunidade de debater ideias para criar alternativas no turismo local e envolver os empresários nesse debate”, destacou a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo.

A ação contou com a participação de autoridades locais, gestores de turismo e empresários ligados ao segmento, entre outros.

“O projeto é importante para fomentar alternativas econômicas para o município, principalmente no turismo. Estamos buscando atingir os setores de alimentação, hospedagem e vários outros segmentos econômicos que são beneficiados com o turismo”, enfatizou o geógrafo Icaro Brito.

Projeto EcoTrilhas

Na palestra, um dos assuntos de destaque foi o projeto EcoTrilhas, que visa à implantação de roteiros turísticos na região.

“Estamos avaliando esse empreendimento, utilizando o diálogo com as mineradoras locais como parceiras para que os recursos das compensações ambientais sejam investidos no município. O projeto EcoTrilhas é uma ideia extensa, mas o nosso propósito é criar trilhas de padrões internacionais e atrair cada vez mais turistas”, acrescentou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Frederico Leite.

A iniciativa ainda contemplará a realização de eventos e competições.

“Temos uma grande oportunidade de incentivar o nosso turismo em conjunto com a prática esportiva. A nossa ideia é trabalhar diferentes setores como forma de criar alternativas para nossa economia”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Raphael Rondow.