Turismo em foco: Prefeitura de Itabirito promove debate sobre potencial econômico do turismo

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, promoveu nessa quinta-feira, dia 21 de outubro, um debate com foco no turismo como potencial alternativa econômica para o município. O evento foi realizado no teatro da Casa de Cultura Maestro Dungas.

O painel Turismo e Economia, do projeto Turismo em Foco, promoveu a discussão entre autoridades locais, gestores de turismo e empresários sobre o turismo como alternativa para a reconversão econômica em Itabirito.

“Trabalhar a reconversão econômica exige atuação dos diversos entes da sociedade civil para que sejam protagonistas do futuro do município. Legitimar representantes, explorar as potencialidades, estabelecer mecanismos paritários e representativos são os primeiros passos”, afirma o economista e palestrante da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, Davi Varella.

“Discutir reconversão econômica nos permite olhar as potencialidades de Itabirito de forma diferente para alcançarmos um futuro sólido. A mineração é hoje a atividade principal em Itabirito. Mas podemos explorar outras oportunidades, como o turismo rural e de negócio, a fim de garantir o futuro econômico sustentável para as novas gerações”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Pedrosa.

Turismo no Brasil e em Minas Gerais

De acordo com dados do Ministério do Turismo, o turismo gerou 215 mil empregos diretos e formais no Brasil no ano de 2019. Entre os estados, Minas Gerais ficou em terceiro lugar na geração de vagas no segmento.

“Esse tipo de discussão nos leva a encontrar as melhores soluções e caminhos para que possamos trabalhar uma reconversão econômica sustentável. Atualmente, o turismo não se dissocia da sustentabilidade. Por meio desse elo, Itabirito tem a oportunidade de encontrar e desenvolver meios futuros sustentáveis”, acrescenta a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo.