Prefeitura participa de lançamento da Rede Criativa

A Prefeitura de Itabirito participou neste domingo, dia 19 de dezembro, do lançamento da Rede Criativa, que compõe o projeto Raízes Desenvolvimento Sustentável e o projeto Territorial e Transformação Social de Itabirito. O projeto é uma iniciativa da mineradora Vale com execução do Raízes em parceria com as secretarias de Patrimônio Cultural e Turismo; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Assistência Social.

Rede Criativa

Desde a fundação do projeto Raízes Desenvolvimento Sustentável e do projeto Desenvolvimento Territorial e Transformação Social de Itabirito, foram mapeadas as riquezas da cidade ainda não exploradas e que podem gerar valorização do território, do trabalho e de renda, além de conectar as pessoas para que, em rede, atuem de forma protagonista.

A Rede Criativa tem o objetivo de fomentar as riquezas locais para que sejam circuladoras de nova economia e é considerada o marco dos projetos que a antecedem. “O evento de lançamento da Rede Criativa é um marco que materializa o projeto em seus 2 anos de fundação. São 35 empreendimentos. São 45 empreendedores criativos do turismo, da cultura e da agroecologia atuando em rede, com experiências integradas para mostrarem Itabirito ao mundo como uma cidade criativa de Minas Gerais”, destacou a sócia do projeto Raízes Desenvolvimento Sustentável e coordenadora do Projeto Territorial e Transformação Social de Itabirito, Jussara Rocha.

“Me encantei por Itabirito desde a primeira vez que cheguei aqui. Temos um grande potencial econômico e turístico. Isso precisa ser explorado, gerando legados futuros. A Rede Criativa tem tudo para crescer. Tem muito a acrescentar para os empreendimentos locais e à população de forma geral”, ressaltou o gerente de território da Vale, Nildo Frazão.

“É muito prazeroso participar de ações que fomentam a economia, o turismo e a cultura de Itabirito. A iniciativa muito contribui com o município porque demonstra à população que temos potencial não só para a mineração, mas para infinitas outras oportunidades. Basta haver incentivo a empreendedores e empreendimentos”, enfatizou o prefeito, Orlando Caldeira.