Prefeitura de Itabirito promove mais uma etapa do programa Aprendendo com o Pé na Estrada

Aprender sobre a Estrada Real e toda a natureza à sua volta com visitas de campo. Essa é a experiência proporcionada a alunos do 7° ano das escolas municipais de Itabirito por meio do projeto “Aprendendo com o Pé na Estrada”. Cerca de 470 alunos participaram da edição de 2022.

O projeto é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, em parceria com as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Os alunos têm a oportunidade de aprender sobre o contexto histórico do Brasil, de Minas Gerais e do município percorrendo os seis quilômetros do trecho da Estrada Real que corta Itabirito - Caminho Sabarabuçu, no distrito de Acuruí.

Os alunos percorrem o caminho que conta com fazendas históricas compostas por casarios típicos do período colonial, ruínas de muros de pedras, a ponte Ana de Sá e outros atrativos que remontam à época do ouro. Os estudantes aprendem, ainda, sobre a biodiversidade presente ao longo do percurso, que inclui musgos, bromélias e bambuzais típicos da mata atlântica.

“Reviver o passado por meio dessa visita à Estrada Real é uma oportunidade para que os alunos compreendam a atual realidade do município. Percorrer o caminho do ouro é, naturalmente, uma aula de história diferenciada, com exemplos e vivências reais por meio da história repassada aos estudantes”, destacou a diretora de Turismo, Rosilene Martins.