Prefeitura de Itabirito promove Festival Virtual de Teatro

Valorizando o cenário artístico local, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, promove entre os dias 6 e 12 de dezembro o Festival Virtual de Teatro. Realizado em formato virtual pelo Atelier de Artes Integradas, o Festival contemplará três eventos: a 9ª Mostra de Teatro, a 1ª Cenitas – Cenas Curtas de Itabirito e o 5º Festival de Artes Cênicas.

Com mais de 30 atrações e participação dos grupos de teatro de Itabirito, o Festival terá programação gratuita com artistas locais.

“O Festival Virtual de Teatro tem como objetivo fomentar e democratizar as criações artísticas que vêm sendo desenvolvidas em Itabirito. O cenário cultural foi diretamente afetado durante a pandemia, então as atividades que dependem de público para acontecerem passaram a ser realizadas de forma virtual. Nesse contexto, as artes cênicas e o audiovisual se tornam um caminho para as criações artísticas”, destaca a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Junia Melillo.

9ª Mostra de Teatro

A programação da 9ª Mostra de Teatro contará com a apresentação de seis espetáculos com os alunos do Curso Livre de Teatro do Atelier, orientados pelos professores Bruna Chiaradia, Davi Procópio, Dhu Rocha e Francisco de Assis.

No evento, os alunos terão a oportunidade de apresentar os trabalhos finais e processos criativos desenvolvidos ao longo do curso.

1ª CENITAS - Cenas Curtas de Itabirito

A iniciativa selecionará até 20 cenas curtas, gravadas em vídeo, com tempo máximo de 20 minutos. As cenas serão selecionadas de acordo com três categorias: Artista Itabirito, destinado a artistas residentes em Itabirito; Artista Atelier, para alunos matriculados no Atelier de Artes Integradas; e Artista Regional, de artistas residentes em Mariana ou Ouro Preto.

As 20 cenas selecionadas garantirão ao proponente o recebimento de prêmio de participação, no valor de R$ 400,00.

SAIBA MAIS: Prefeitura de Itabirito abre inscrições para a 1ª Mostra de Cenas Curtas

5º Festival de Artes Cênicas

A programação do Festival de Artes Cênicas contará com a apresentação de espetáculos realizados pelos grupos teatrais itabiritenses Cia. Dona Maria do Fulô, Flor de Maio, Grupo de Teatro de São Gonçalo do Bação, Manakim Dança-Teatro e Canarinhos em Cena.

A programação completa do Festival Virtual de Teatro será disponibilizada em breve.