Natal Iluminado: eventos do final de semana marcam encerramento da programação 2021

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, concluiu no final de semana a programação do Natal Iluminado 2021. Apresentações de Jazz, das tradicionais músicas natalinas e de músicas eruditas e populares marcaram o encerramento.

Take Five

A programação teve na sexta-feira, dia 17 de dezembro, a apresentação do grupo Take Five. O evento realizado no teatro da Casa de Cultura Maestro Dungas reuniu o melhor do jazz com temáticas natalinas.

“Não poderia ser mais prazeroso estar em Itabirito. Essa retomada pós-pandemia, em época de Natal, nos faz repensar nossas atitudes, nossa forma de viver. E a música tem muito desse papel de tocar corações e despertar a esperança de dias melhores, de alegrar espaços”, ressaltou guitarrista, Pedro Delgado.

Coral Canarinhos de Itabirito

E na noite de sábado, dia 18 de dezembro, integrantes do Coral Os canarinhos de Itabirito e instrumentistas da Orquestra Jovem de Ouro Preto, da Escola de Música Padre Simões, emocionaram o público que compareceu à Igreja Matriz São Sebastião. Encenando o nascimento de Cristo, a apresentação foi marcada por canções natalinas com novas roupagens e arranjos.

“Esse é nosso primeiro concerto pós-pandemia. É pura emoção. É a superação de desafios, com oportunidade de reencontrar o público, nos multiplicarmos por meio de nosso projeto. É a perpetuação da arte, com a audiência e o artista em uma só via”, destacou o diretor artístico, Eric Lana.

A apresentação encantou a todos que estavam na igreja: adultos, crianças e idosos. “Cresci vendo a apresentação dos Canarinhos. Quero dar aos meus três filhos a oportunidade dessa cultura que eu tive desde pequena. Eles estão vendo instrumentos, vozes, e isso é muito importante no processo de criação de qualquer criança, independente se eles decidirem seguir os caminhos da música ou apenas apreciarem. É maravilhosa a apresentação desse coro”, Juliana Batista de Oliveira. Três filhos.

Show de encerramento

O domingo, dia 19 de dezembro, coroou o fim da programação artística do Natal Iluminado 2021. O recital “Amor em Lágrimas”, apresentado pelo duo de voz e piano Sylvia Klein e Wagner Sander, encantou o público no teatro da Casa de Cultura Maestro Dungas.

Natural de Minas Gerais, a cantora lírica soprano, Sylvia Klein, mora e trabalha em Berlim, na Alemanha. Durante a apresentação, ela trouxe composições que contemplam canções brasileiras eruditas e populares.

“Toda a programação do Natal Iluminado foi minuciosamente pensada para agradar a todos os gostos. O encerramento foi belo, rico em cultura. Foi emocionante podermos apresentar as atrações presencialmente, sentir novamente o calor do público em uma época especial como o Natal”, destacou a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo.