Investimento no futuro: Prefeitura de Itabirito inaugura sede própria do Atelier de Artes Integradas

A noite da última terça-feira, 7 de junho, foi especial para os amantes da arte e da cultura em Itabirito. No encerramento da programação das Ações Centenárias de junho, a Prefeitura de Itabirito realizou a inauguração da sede própria do Atelier de Artes Integradas, no Centro Administrativo da Prefeitura.

“Esse local espetacular tem muito do povo de Itabirito, que respira arte e cultura desde que o município era uma pequena vila. Tudo o que está enraizado no povo de Itabirito vem de nosso passado, de nossa história, de nossa essência. Essa nova sede do Atelier é um espaço que permitirá a ampliação e a propagação de toda a nossa essência por meio dos alunos e da arte”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

Totalmente reformulado para atender às demandas da escola, o espaço conta com salas de espetáculos, camarins, sala de dança, de ensaios, de figurinos e de cenários,  além da estrutura administrativa.Inauguração Atelier de Artes Integradas (1)

“Foi um dia muito emocionante com a entrega de um instrumento de formação artística e social para Itabirito. Arrisco a dizer que é nossa entrega mais significativa nesse período em que gerimos a pasta da Cultura, Patrimônio e Turismo. Ressalto, ainda, o caráter formador dessa escola que desenvolve seus alunos em diversos aspectos, possibilitando que se encontrem na arte e realizem suas aptidões. Não formamos somente atores, atrizes ou bailarinos e bailarinas: transformamos vidas neste espaço”, enfatiza a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Junia Melillo.

Apresentação de cena de teatro

A apresentação da nova estrutura do Atelier aconteceu por meio de uma visita cênica guiada em meio a muita poesia, dança e performances envolvendo alunos, professores e o público presente, que emocionou a todos. A visita culminou com a apresentação de uma cena do espetáculo O Romance da Cabra Cachaceira, do renomado dramaturgo Fernando Limoeiro e dirigida pelo professor Chicó.Inauguração Atelier de Artes Integradas (7)

“Nossa vida é cercada de arte e de cultura. A função do Atelier é abrir horizontes, melhorar e formar os cidadãos. Os alunos são o futuro de nossa comunidade e, com apoio do Atelier, se tornarão pessoas que terão a oportunidade de construir um mundo melhor. Por isso, repito, vale o investimento em arte e cultura”, enfatizou o vice-prefeito Elio da Mata.

Atelier de Artes Integradas

Ao longo dos 16 anos de história do Atelier de Artes Integradas, mais de cinco mil alunos foram matriculados nos cursos de teatro e balé. O Atelier também promoveu sete festivais de teatro, mais de 130 cenas curtas, além de alunos profissionalizados por meio do curso técnico ofertado. Agora, com sede própria, o Atelier de Artes Integradas ofertará novos cursos em diversas áreas artísticas.Inauguração Atelier de Artes Integradas (6)