Festival Gastronômico: Prefeitura de Itabirito divulga pratos participantes e programação especial com painéis temáticos

Oportunizando a aproximação entre pequenos produtores locais, estabelecimentos comerciais e amantes da gastronomia, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, divulgou os pratos participantes do Festival Gastronômico.

Com ingredientes de produtores locais, produzidos de forma artesanal, orgânica e sustentável, os 15 pratos concorrentes no Festival estarão disponíveis para apreciação do dia 1º ao dia 31 de agosto nos estabelecimentos participantes.

Os três primeiros colocados escolhidos pelo júri popular e pela comissão julgadora serão contemplados com prêmios em dinheiro. O 1º lugar receberá R$ 10 mil, o 2º colocado será agraciado com R$ 8 mil e o 3º lugar com R$ 6 mil.

Os vencedores do concurso Prato de Ouro serão anunciados no dia 11 de setembro, durante o evento de encerramento do Festival, que será realizado no Complexo Turístico da Estação.

Painéis temáticos em destaque

A programação do Festival Gastronômico se estenderá por todo o mês de agosto. Além dos pratos, o evento contará com painéis temáticos sobre temas relacionados à alimentação e acontecerão semanalmente, às segundas-feiras, a partir das 19h30, no Complexo Turístico da Estação.

O primeiro painel temático será realizado no dia 15 de agosto e receberá a palestrante Carolina Dini, do Projeto Cebola na Manteiga, discutindo o tema “Cozinha vegetal mineira”. Já o segundo painel, no dia 22 de agosto, abordará a “Produção sustentável de alimentos e conexões com economia local”, com o convidado Lucas Sousa, do Projeto Crioulo.

Encerrando a programação de painéis temáticos, o Festival receberá as jornalistas Nathalia Iwasawa e Mariana Costa, do canal O Joio e o Trigo, com o tema “Sai arroz e feijão, entra a soja: Cadê a comida que estava aqui?”.

Confira AQUI os pratos e estabelecimentos participantes.