Consciência Negra: Prefeitura de Itabirito promove semana de eventos e debates

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, promoveu entre os dias 15 e 21 de novembro a 33ª Semana da Consciência Negra. Debates sobre a importância dos negros na sociedade e eventos de comemoração e exaltação à cultura afro integraram a programação.

Abertura

O evento de abertura foi marcado pela missa afro, celebrada na Capela de Nossa Senhora do Rosário. A lavagem da escadaria foi realizada por membros do Centro Espírita Nossa Senhora de Santana. A missa, celebrada pelo Frei Leonardo Lucas Pereira e pelo frei franciscano Adenilson, contou com a presença do grupo Movimento Negro Frutos da África, de Conselheiro Lafaiete, e do grupo de capoeira Cativeiro.

“Cabe a nós fazer com que as pessoas entendam que o lugar do negro é onde ele quiser estar. Entender nossa história faz a diferença nesse processo de aceitação dos negros na sociedade”, destacou a presidente do grupo Movimento Negro Frutos da África, Maria Raimunda.

Diálogos

Durante toda a semana, os eventos realizados pela Prefeitura proporcionaram momentos de reflexão e diálogo voltados para a importância de se discutir as temáticas sociais que envolvem os negros.

Um deles discutiu a juventude negra, a arte e a cultura que os envolve.

Representatividades como Júlia Oliveira, coordenadora municipal de juventude; Natalie Gonçalves, co-fundadora do bloco Urucum; Bruna Sudário, atriz e podcaster; e Rodrigo Lourenzo, cyberativista de levantamentos étnico-raciais da indústria da moda e membro do coletivo netos da África, compuseram a mesa de debate e ressaltaram importantes temas, como a identidade negra, o preconceito, o cabelo e as vestimentas afro.

“Antes eu não me reconhecia por meio do meu cabelo alisado. Demorei a me descobrir e a me aceitar como negra. Assumir o meu cabelo foi um grande passo nesse processo”, confidenciou Natalie Gonçalves.

“Acredito que, futuramente, não será necessário elegermos um dia ou uma semana para discutirmos a importância dos negros para nossa sociedade. Somos todos iguais, e o respeito deve ser praticado todos os dias. Capacidades e habilidades vão muito além da cor da pele. São elas que nos definem”, ressaltou o prefeito Orlando Caldeira.

Dança afro

No dia 19, após a palestra “A Herança Africana na Sociedade Brasileira”, houve a apresentação do grupo cativeiro de Capoeira, na Casa de Cultura. No local, o público também pode conferir o espetáculo de dança afro Na rota dos orixás: desfazendo preconceitos, com o premiado grupo encabeçado por Evandro Passos, que encantou os presentes com sua apresentação.

Rodas de conversa

No evento Café Preto, realizado dia 20 de novembro - dia dedicado a Zumbi dos Palmares -, foi discutida em uma roda de conversa, mediada pelo blogueiro e cyberativista Rodrigo Lourenzo, a importância de Zumbi e de seu legado na atualidade.

“A roda de conversa é muito aberta e dinâmica. Podemos contextualizar a história afro-brasileira e o recorte racial no Brasil, que é de grande valia”, afirmou Lourenzo.

Encerramento

No dia dedicado a Zumbi dos Palmares foram realizadas diversas intervenções, propiciando à população a vivência da cultura afro. O encerramento foi marcado pela entrega de medalhas a importantes personalidades que representam a luta diária contra o preconceito racial em Itabirito.

Os homenageados receberam a medalha Zumbi dos Palmares no palco da Casa de Cultura. A seguir, os presentes se divertiram ao som do grupo JC Samba, que interpretou clássicos do samba brasileiro no show de encerramento.

“Proporcionar momentos de diversão propõe reflexões por meio da dança, inserindo o negro de maneira livre em seu próprio espaço. Referenciar o negro por meio da música o coloca em posição de destaque devido à sua riqueza cultural e musical”, reforçou a ativista Danila Santos.

“Mais uma vez, encerramos a Semana da Consciência Negra com a satisfação de cultuar nossas raízes africanas, promovendo debates, oficinas e apresentações artísticas em torno desse tema tão importante”, finalizou a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo.